terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Matéria: "A Volta ao Mundo com os Heróis de Plástico"-Parte 3: França & Grã-Bretanha!

França
 
Papo
Na França o fabricante de figuras mais popular é a Papo, a empresa francesa distribuí suas figuras em quase toda União Européia, incluindo países como Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália, Suécia, Grécia, Suíça, Áustria, Bélgica, Irlanda, Dinamarca, Polônia, Portugal, entre outros...A escala de tamanho de suas figuras é em média de 1/20 (altura de 90mm), são figuras na maioria sem articulações. As temáticas das figuras são bem ecléticas, há miniaturas de Animais Domésticos, Animais Selvagens, Animais Pré-Históricos, Figuras de Fantasia e Contos de Fadas, Figuras de Fantasia Medieval e Mitologia, Cavaleiros Medievais, Piratas e Corsários, Personagens da Literatura e História, Vikings, Cowboys e Índios do Velho Oeste norte-americano, etc...E também de alguns personagens licenciados! Entre os mesmos, temos três séries com Heróis, a primeira delas trás duas figuras do cavaleiro mascarado “Zorro”, seu cavalo “Tornado”. A figura do herói pode tanto ficar em pé em posição de luta, como também se encaixa perfeitamente na sela de seu garanhão negro; as figuras (Zorro e Tornado) são vendidas separadamente, veja abaixo:
 
 
As duas outras figuras desta série são:
O Sargento Garcia: Personagem clássico da série de TV com Guy Williams (Zorro) produzida pela Disney em 1958, personagem imortalizado pelo ator Henry Calvin.
Elena de La Vega: Personagem que se popularizou na mitologia do herói mascarado através dos filmes "A Máscara do Zorro" (de 1998) e sua continuação "A Lenda do Zorro" (de 2005) com o ator Antonio Banderas no papel de Zorro. Interpretada pela atriz Catherine Zeta-Jones, Elena de La Vega, é a amada esposa do cavaleiro negro. A personagem nesse caso, diferente de produções anteriores do herói clássico, está para o Zorro como Lois Lane está para o Superman ou Diana Palmer para o Fantasma, ou seja, uma mulher independente e parceira de seu companheiro, que não se limita ao papel de “donzela em perigo” e literalmente participa da ação ao lado de seu marido, daí sua popularidade e carisma.
 
A série “Superman” da Papo trás duas figuras do Homem de Aço, uma em posição de vôo e outra em pé, ambos possuem uma base no formato do símbolo “S” do herói. Um diferencial dessas figuras é a semelhança visual com o ator Christopher Reeve, que se imortalizou no cinema interpretando quatro longa metragens do Homem de Aço, o primeiro, “Superman, o filme” de 1978, é até hoje considerado pela maioria dos fãs de HQs como uma das melhores adaptações de um Super-Herói dos quadrinhos para o cinema.
Veja as figuras da Papo abaixo:


A série “Batman” produzida pela Papo, trás duas figuras em posições diferentes do Cavaleiro das Trevas, ambas baseadas no filme “Batman Begins” de 2005, com Christian Bale no papel do Homem Morcego. Também considerado pela maioria dos fãs como a melhor adaptação do personagem para o cinema!

Por questões de copyright de licenciamentos, todas essas figuras da Papo são distribuídas somente nos países da união européia. 

Grã-Bretanha
Charben
A Charben produz suas figuras na Grã-Bretanha, reeditando figuras clássicas dos moldes originais dos anos 60. São figuras estáticas (sem articulações), na escala de 1:32 (54mm) ou 4”. Entre diversos temas a Charben produz figuras de Soldados Militares, Cavaleiros Medievais, Cavaleiros Árabes, Piratas, Cowboys, Figuras de Animais Selvagens e Domésticos; figuras de personagens da literatura clássica como Davy Crockett, Robin Hood, Drácula, O Monstro de Frankenstein e também três figuras de Super-Heróis; as mesmas são “Batman & Robin”, com aproximadamente 4” de altura, as figuras são inspiradas no visual dos heróis da década de 60, muito similares ao visual da série de TV de 1966 com Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin), e das séries de desenhos animados “Batman and Robin the Boy Wonder” (de 1968) e “The New Adventures of Batman” (de 1977) ambas séries produzidas pela Filmation Associates. Veja abaixo:
A terceira figura produzida pela Charben não poderia ser outra se não do “Superman”, essa também têm o visual idêntico à outro ator que interpretou o Homem de Aço, a figura possui as nítidas características de George Reeves, que interpretou o Superman em uma série para os cinemas de 1952 à 1958. Veja abaixo:
 
Corgi
Embora não sejam propriamente “as figuras”, mas sim os “veículos dos Super-Heróis”, com certeza valem a citação pela inegável ligação dos brinquedos. A Corgi é um nome de liderança em modelos de miniaturas em escala, uma das mais conhecidas marcas britânicas e vêm produzindo modelos de carrinhos e outros veículos por mais de 40 anos.
A marca Corgi foi criada pela Mettoy Company, de Northampton, a qual começou a produção colorida, prensando brinquedos de metal em 1930. O nome Corgi (depois de Welsh Dog) foi escolhido por três razões: primeiro porque era curto e fácil de se lembrar; segundo porque modelos foram produzidos em Swansea e terceiro porque seu status estava fortemente associado com a Família Real.
Corgi escala 1:43
Um dos modelos mais vendidos de todos os tempos, que alcançou a marca de 5 milhões de unidades vendidas foi o Batmóvel modelo de 1966 baseado na série de TV, o mais famoso Batmóvel de todos os tempos. 
Esse modelo foi lançado pela Corgi em 1967, em escala 1/43 (ou 5” de comprimento), possuía mecanismo de lança-mísseis nos canhões traseiros, mecanismo simulando chamas no cano de exaustão (turbina) traseiro, lâmina frontal e radar com movimentos rotativos! Além das figuras da Dupla Dinâmica à bordo do mesmo! A versão produzida no Brasil pela brinquedos Gulliver têm uma característica em comum com essa versão, confira detalhes no artigo Gulliver nesse portal! Veja abaixo:
 
Em 1967 a Corgi também lançou um set especial do Batmóvel com a Bat-Lancha juntos. O Batmóvel trazia a mesma com um reboque. Em ambos os veículos há as figuras em miniatura da Dupla Dinâmica à bordo! Veja:
Abaixo as figuras de Batman e Robin do Batmóvel Corgi escala 1:43:
 
Corgi escala 1:64
De 1974 à 1978 Corgi produziu a série “Corgi Junior”, com miniaturas de veículos famosos em escala 1:64 (tamanho padão dos atuais Hot Wheels).
A série trouxe várias miniaturas de outros superveículos!
Veja abaixo o Batmóvel, Batmoto, Batcóptero e o Coringamóvel (Jokermobile):
 
 
 
Abaixo o Pinguimóvel, Carro da Mulher Maravilha e Carro do Capitão Marvel (Shazam), todos com miniaturas (figuras) dos personagens! 
 
 
Abaixo o Aracnocóptero (Helicóptero do Homem-Aranha), O Supermóvel (Nave que o Superman usa mesmo nas HQs) e um Furgão Van decorado do Superman. Veja abaixo:
 
 
Abaixo o “Caminhão do jornal Planeta Diário” da série Superman, e propagandas da época da série Corgi Junior Heroes e Superman:
 
 
Corgi escala 1:36
Abaixo outras miniaturas Corgi da Batmoto (Batbike) com a figura do Batman em escala 1:36 lançada em 1976:
 
Outro modelo inusitado da Corgi foi lançado em 1979, um Porsche Audi do Capitão Marvel (Mar-vell), em escala 1:36 com a figura do herói da Marvel no volante. Veja abaixo:
 
Outro carro famoso, de outro herói famoso lançado pela Corgi foi o “Beleza Negra” também chamado o “arsenal sobre rodas” do herói “Besouro Verde”. O primeiro modelo foi lançado pela Corgi em 1967, em escala 1:36. Com diversos mecanismos de ação como míssil frontal, lançador de radar voador no porta-malas traseiro, e as figuras do Besouro Verde na janela traseira que se movimentava conforme o carro andava, simulando disparar sua arma, e seu parceiro Kato no volante. Veja abaixo:
 
  
Continua na parte 4: Clique AQUI

Nenhum comentário: