quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Matéria: "A Volta ao Mundo com os Heróis de Plástico"-Parte 1: Brasil, Argentina, Uruguai e EUA!

Todos sabem que nos dias de hoje a maior parcela de produtos industrializados no mundo são produzidos na China, pólos industriais como o de Manaus no Brasil estão entre poucos que ainda sobrevivem, numa batalha árdua de um pequeno país Davi contra o gigante Golias asiático!
Isso em quase todos os setores de produção, incluindo o de brinquedos!
Empresas européias, norte-americanas e mesmos as asiáticas, hoje montam suas fábricas em território chinês na busca de maiores lucros, em um território onde a mão de obra é tão barata, que chega a ser quase escravista!
Com isso, hoje há pouquíssimos exemplos de brinquedos onde não exista um "Made in China" gravado nas suas estruturas e em suas respectivas embalagens! 
O Brasil é um dos poucos exemplos, talvez o maior depois dos Estados Unidos, que ao longo do tempo, como podemos comprovar em boa parte do conteúdo desse portal, produziu figuras de Super-Heróis em seu próprio território, e que ainda se mantém vivo produzindo diversas linhas de brinquedos!
Com a globalização e a Internet, figuras de ação e afins são comercializadas em todo o mundo, e poucas são hoje exclusivas de seus países de origem!
Nesse artigo, vamos analisar algumas figuras exclusivas de diversos países de todo o mundo! Não só figuras de Super-Heróis Marvel e DC, mas também de outros diversos Heróis clássicos, e personagens dos quadrinhos, TV e Cinema. Em sua maioria são figuras chamadas "Vintage", realmente antigas, fabricadas entre as décadas de 1960 e 1980, logo, não são como as action-figures colecionáveis dos dias de hoje, são simplesmente brinquedos históricos que marcaram a infância de crianças por todo mundo, muitas delas os percursores do colecionismo de Toys e Action-Figures atual que ganha conquista cada vez mais adeptos à cada ano.
Brasil

Gulliver
Não poderíamos começar se não por nosso país, o Brasil! 
Embora muitos fabricantes produziram figuras de Super-Heróis em território brasileiro desde o final da década de 1960 (começando pela Atma), eu acredito que a coleção mais significativa foi mesmo foi a coleção produzida pela brinquedos Gulliver, que ao longo dos anos além de ter produzido figuras de personagens dos universos Marvel e DC, trouxe também figuras de heróis clássicos com Fantasma, Tarzan, Zorro e o Coyote, veículos e muito mais! Com diversas variantes, é sem dúvida a maior coleção de figuras de Super-Heróis de um mesmo fabricante “Made in Brazil” ainda hoje. E embora fora de linha de produção, continua cultuada por colecionadores e fãs!
Conheça clicando nas fotos abaixo a história de toda essa maravilhosa coleção!



 
Argentina
Jack
As figuras brindes do chocolate Jack exclusivo da Argentina, têm a mesma importância histórica e nostálgica para os argentinos, que a coleção dos Heróis Gulliver têm para os brasileiros! Com uma diferença, enquanto a coleção Gulliver hoje não está mais em linha de produção, as figuras Jacks recentemente tiveram o lançamento de uma nova série com figuras de Super-Heróis novas dos universos Marvel e DC, para maiores detalhes, conheça clicando AQUI toda a história dessa fantástica coleção!


Outras figuras lançadas na Argentina foram os Super-Heróis DC (Batman, Robin, Super Homem, Supergirl, Batgirl e Flash), recasts da coleção DC originalmente lançada pela Mauro Martini na Itália/Genova em 1978, que no caso trazia as figuras pintadas, esses foram lançados na Argentina pela DSG Toys Soldiers! São da mesma coleção promocional da Pepsi lançada no Brasil em 1981, mas nesse caso esses personagens não saíram no Brasil! Para maiores detalhes, veja clicando AQUI a história da coleção!

Uruguai
Uma figura inusitada do cavaleiro mascarado Zorro, típico exemplo da globalização!
Essa figura foi concebida originalmente na Itália pela Dulcop, e também foi reproduzida no Brasil em plástico colorido monocromática, pela fábrica de mini-brinquedos Pipo, e vendido como brindes para festa infantis ou em feiras livres.
Poucos anos atrás essa figura foi fabricada no Uruguai, pintada na Argentina pelo pessoal da DSG Toys Soldiers, e revendida pintada (ou sem pintura na cor preta) pelo site Redskorpio.
Uma característica curiosa dessa figura, é a capa removível feita em plástico rígido, e duas espadas, uma longa e outra mais curta, além de um chicote que também são removíveis (se encaixam em suas mãos). Essa figura veio disponibilizada em dois modelos diferentes do cavalo “Tornado”, um galopando e outro empinando, a cela do Tornado também é removível, a figura se encaixa perfeitamente na cela com os pés nos estribos!
 

Estados Unidos
Os Estados Unidos, berço de origem dos Super-Heróis dos quadrinhos, ao longo dos anos é sem sombra de dúvidas o maior fabricante de brinquedos relacionados aos mesmos. Diversos fabricantes nas últimas décadas têm produzido figuras de todos tipos e tamanhos, entre os mais recentes conhecidos temos Kenner/Hasbro, Mattel, Toy Biz, Playmates, Galoob, McFarlane Toys, Diamond Select, Wizkids, DC Direct, NECA, Hot Toys entre muitos outros, mas, como sabemos, embora muitas das figuras e itens desses fabricantes tenham seus protótipos concebidos nos EUA, sua posterior produção em massa é eventualmente feita na China e/ou outros países na Ásia! Por isso vamos citar dois exemplos “clássicos” de figuras produzidas em solo norte-americano!
Marx Toys
Louis Marx fundou sua companhia fabricante de brinquedos em 1919. Durante a grande depressão norte-americana nos anos 30, enquanto a maioria das pessoas enxergava somente dificuldades financeiras, Marx viu oportunidades, abrindo suas fábricas na Pensilvânia e Virgínia. Durante os anos 50, a “Louis Marx & o Co.” transformou-se no maior fabricante de brinquedos no mundo, responsável pela produção de um terço de todos os brinquedos nos EUA.
Em 1972, aos 76 anos de idade, Louis Marx vendeu sua companhia, que acabou declinando até encerrar suas atividades, mas até os dias de hoje seus brinquedos vivem na memória e história dos norte-americanos, e são cultuados por colecionadores de todo mundo!
A Marx Toys produziu em 1967 as seis primeiras figuras dos Super-Heróis Marvel (Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem-Aranha e Demolidor) que são bem conhecidas dos colecionadores brasileiros mais veteranos, pois essas figuras com exceção do Demolidor foram reproduzidas oficialmente pela Atma em 1967/1968, para mais detalhes dessa coleção veja clicando AQUI a sua história.
Capitão América
Homem de Ferro
Hulk
Thor
Homem-Aranha
Demolidor
Abaixo as figuras do índio Tonto (em pé) e do Cavaleiro Solitário (à cavalo) também produzidas pela Marx Toys:
Ideal
A Ideal Novelty and Toy Company foi fundada em 1907 em Nova York por Morris and Rose Michtom, após os mesmo criarem o famoso urso Teddy em 1903. Em 1938 a empresa passou a se chamar Ideal Toy Company. Em 1982 foi vendida e acabou por encerrar suas atividades, mas sem dúvida também foi uma das mais marcantes e tradicionais fábricas de brinquedos norte-americana, e faz parte da história e cultura dos EUA.
Um dos itens mais cobiçados por colecionadores de figuras de Super-Heróis em todo mundo, são os Playsets dos Super-Heróis DC produzidos pela Ideal em 1966.
“Official Batman and Justice League of América Play Set” trás as figuras estáticas (sem articulações) de Batman, Robin, Superman, Mulher Maravilha, Aquaman e Flash, todas pintadas.
O Set também trás as figuras sem pintura, monocromáticas, do herói gênio da Sociedade da Justiça chamado Trovão (Thunderbolt) e dos vilões Coringa, O Chave (Keyman), Onda Mental (Brainstorm), Homem-Rato (Mouseman) e do alien Kaltor, além de acessórios como a “Fortaleza da Solidão” (base de operações do Superman), o Batmóvel (modelo do seriado da década de 1960), Batplano, um Robô gigante inimigo, entre outros. Veja abaixo:
 
 
 
Também foi lançado pela Ideal um Play Set um pouco menor, esse chamado apenas de “Official Batman Play Set” trazia as figuras de Batman, Robin, Mulher Maravilha e Superman pintadas, do herói Trovão (Thunderbolt) ou do vilão Onda Mental (Brainstorm) e dos vilões Coringa e Chave (Keyman). Esse set também trazia como acessórios o Batmóvel (também o modelo da série de TV de 1966), Batplano, um Robô gigante inimigo, entre outros. Veja abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
As figuras também foram lançadas em cartelas blister, contendo quatro figuras, duas pintadas e duas sem pintura, veja abaixo a cartela com Mulher Maravilha, Flash, Homem Rato e Trovão:
Abaixo as marionetes de mão da dupla dinâmica, produzidas pela Ideal em 1966, mais itens raros:
Abaixo a imagem do catálogo de outra série de sucesso da Ideal, “Captain Action”!
Lançados em 1967 para concorrer com a linha “G.I. Joe” da Hasbro (o Falcon para os brasileiros), além da figura do próprio Captain Action, a Ideal lançou as figuras do Batman, Robin, Cavaleiro Solitário (Lone Ranger, ou Zorro para os brasileiros de velha guarda) e do índio Tonto.
Também foram lançados outros uniformes que podiam transformar essas figuras em outros heróis como Besouro Verde, Kato, Superman, Fantasma entre outros:
 Continua na parte 2: Clique AQUI

2 comentários:

arsenal 51 disse...

Nunca vi nada igual antes em nenhuma revista ou publicação internacional. Fantástico trabalho !

Unknown disse...

Como fazer pra compra