sábado, 3 de outubro de 2015

Série Heróis Gulliver: Mas quem é esse Cavaleiro?!?

Em 1973 a fábrica de brinquedos Gulliver lançava no Brasil sua primeira coleção de figuras de Super-Heróis, chamada simplesmente de "Série Heróis"
Em tempos onde não havia tanta rivalidade entre licenciamentos de editoras, podemos dizer que a primeira fase de figuras de Super-Heróis da Gulliver era um fantástico "crossover", pois era composta por uma dupla da DC Comics com Batman & Robin, outra clássica dupla de parceiros da Marvel com Capitão América & Falcão, mais um ícone da Marvel... O Homem-Aranha, duas versões (uma figura a pé e outra a cavalo) do herói clássico Fantasma, outro herói clássico... O Zorro em seu cavalo e completando a série multidiversa o herói hispânico chamado Coyote.




Porém, uma curiosa ilustração de uma figura inserida na embalagem da coleção, intriga colecionadores há décadas.

Presente nas caixinhas originais que traziam as figuras havia ilustrações dos rostos do Fantasma, Batman, Capitão América e Zorro, todos os heróis com figuras presentes na série, mas no canto direito superior, havia uma ilustração de um “Cavaleiro Medieval” que curiosamente não tinha figura na coleção, veja abaixo:
As ilustrações foram mantidas quando as figuras passaram a ser disponibilizadas em cartelas, e o misterioso Cavaleiro se mantinha, mas agora na parte central da mesma, veja:
Alguns colecionadores diziam trata-se do “Rei Arthur”, pois a Gulliver teve dois conjuntos do Rei Arthur, com figuras de cavaleiros medievais réplicas de figuras originalmente lançadas pela Britains e pela Elastolin, além de um Xadrez temático com lindas peças feitas de plástico, muito detalhadas chamado "Xadrez do Rei Arthur", veja peças do mesmo abaixo:
Porém, as datas não batiam... As coleção Série Heróis Gulliver foi lançada em 1973, e as figuras dos conjuntos medievais e o Xadrez com o Rei Arthur foram lançados em 1977...
Pois eis, que após décadas, nós conseguimos uma resposta para tal mistério! E você descobre com exclusividade agora...

Recentemente, tivemos o privilégio de visitar a fábrica de brinquedos Gulliver, e assim como descobrimos em primeira mão as origens da primeira figura oficial do King-Kong no Brasil (veja clicando AQUI) na matéria anterior, segundo nossas fontes lá descobrimos detalhes dessa ilustração.

A figura é o lendário herói medieval conhecido como El Cid!

El Cid, O Cid (do árabe as-Sidi, que significa "O Senhor"), o Campeador (Campeão) foi Rodrigo Díaz de Vivar, um nobre guerreiro castelhano que viveu no século XI, época em que a Hispânia (Espanha) estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros (muçulmanos). Sua vida e feitos o tornaram uma lenda, o cavaleiro medieval idealizado, forte, valente, leal, justo e piedoso, que contribuiu para a unificação da Espanha.
O histórico e mítico personagem ganhou no ano 1961 uma das maiores produções cinematográficas, em um filme épico estrelado por Charlton Heston no papel-título do herói.
Segundo nossas fontes na Gulliver, a Série Heróis foi idealizada e esculpida por um artista plástico e escultor espanhol chamado Júlio Sanchez. Havia o desejo de inserir um herói genuinamente espanhol na coleção, e Sanchez e o Sr. Lavin (fundador e presidente da Gulliver) eram fãs de Charlton Heston como El Cid nos cinemas, logo, repare abaixo a ilustração em comparação com Heston interpretando o lendário cavaleiro:
Por razões desconhecidas, El Cid ficou apenas na ilustração da coleção Série Heróis, talvez por tratar-se de uma lenda real e divergir dos demais personagens, todos fictícios das histórias em quadrinhos, no lugar de El Cid o herói hispânico incorporado na coleção acabou sendo El Coyote, muito popular na Espanha, trata-se de um herói justiceiro mexicano inspirado no Zorro, criado por José Mallorquí Figuerola em 1943, originalmente na literatura popular dos livros Pulps, com adaptações posteriores em novelas de rádio, quadrinhos e até cinema, confira abaixo:
El Coyote nos Pulps
Nos quadrinhos
No cinema
E na Série Heróis da Gulliver
Detalhes sobre El Coyote, hoje um cult na Espanha, veja clicando AQUI!
Para conhecer mais detalhes sobre a primeira fase dos super-heróis Gulliver, a Série Heróis, visite
http://superheroisbr.blogspot.com.br/